Fandom

Perséfone

309páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Falar0 Share

Perséfone
PERSÉFONE.jpg
Deusa das Estações

Família

Zeus (Pai); Deméter(Mãe); Poseidon, Hera, Héstia (Tios); Hades (Tio e Marido); Jason e Thalia Grace (Meio-Irmãos)

Gênero

Feminino

Espécie

Deusa

Perséfone, ou Coré, equivale à deusa romana Prosérpina. Ela é filha da deusa da colheita, Deméter, e de Zeus. Há pelo menos duas versões de como Hades se apaixonou por Perséfone. Uma delas conta que Afrodite estava brincando com seu filho, Eros (ou Cupido) no topo de uma montanha, e pediu que ele atirasse uma flecha no coração de Hades. Ela alegou que algumas deusas, como Atena e Ártemis, duvidavam de seu poder e que Perséfone em breve pensaria do mesmo modo. Eros, então, atirou a flecha em Hades, que viu Perséfone e se apaixonou. Ele a raptou e, abrindo caminho pelo rio Cíano, a levou para seus domínios. Outra versão conta que Hades simplesmente a viu e se apaixonou, devido à sua beleza. Pediu permissão a Zeus para se casar com ela, e Zeus, sem sequer falar com Deméter, concedeu.

Nas duas versões, Deméter fica inconsolável e procura a filha por todo o mundo, mas em vão, Perséfone, no mundo dos mortos, se recusa a comer e começa a definhar. Até que Deméter chega ao rio Cíano, onde uma ninfa, com medo de contar à deusa que havia visto Hades com Perséfone, pegou a guirlanda que ela deixara cair ao ser raptada e entregou à Deméter. Ela fica furiosa e culpa a terra por sua perda. Logo, as plantações e o gado começaram a morrer. Então, Deméter vai ao Mundo Inferior, acompanhada de Hermes. (ou, em outras versões, Zeus ordena que Hades devolva a sua filha). Mas Perséfone tinha comido algo (uma semente de romã), e concluiu-se que não tinha rejeitado inteiramente Hades. Assim, estabeleceu-se um acordo, ela passaria metade do ano junto a seus pais, o que equivale a primavera e ao verão, e o restante com Hades, equivalente ao inverno e ao outono. Por isso que ela não deveria estar no Mundo Inferior, no filme – era verão! Ainda assim, outra versão conta que Perséfone tinha uma irmã, filha de Deméter, chamada Despina. Como tinha inveja e ciúme da irmã, destruía tudo que ela e a mãe amavam, resultando no inverno.

Os gregos acreditavam que Perséfone fazia reencontrar objetos perdidos. Geralmente, ela é representada por lírios (ou pelo narciso), por ser a flor que estava colhendo quando foi raptada por Hades, ou pela romã.

Também no Fandom

Wikia aleatória