Fandom

Hefesto

309páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Hefesto.jpg

Hefesto e as Oceânides.

Hefesto
Hefesto (1).jpg
Deus das forjas

Gênero

Masculino

Família

Zeus e Hera (pais), Deuses (irmãos), Leo Valdez e Charles Bekendorf (filhos).

Espécie

Deus

Forma Romana

Vulcano

Hefesto ou Hefaísto (em grego: Ήφαιστος, transl. Hēphaistos') era o deus olimpiano responsável pelas forjas, armaduras, artesanato, tecnologia, metais, metalurgia, fogo e vulcões. Ele é filho de Zeus e Hera, em algumas versões do mito, filho apenas de Hera. Sua forma romana é Vulcano, e ele também possui uma forma na mitologia nórdica, assim como Hermes na mitologia egípcia, assumindo a forma do deus Thor. Hefesto era manco, o que o deixava com aparencia grotesca perante os outros deuses olimpianos, que o baniram quando criança do olimpo. Era pincipalmente cultuado nos centros manufatureiros e industrias da Grécia, principalmente em Atenas, seu simbolo de poder é um martelo de ferro ou uma bigorna. Ele tambem é o criador de algumas das armas dos deuses, como o Aegis, escudo de Zeus, que foi usado na guerra dos titans.

Hefesto e o Monte OlimpoEditar

Logo após seu nascimento, Hera percebeu que Hefesto era manco e atirou seu filho do Olimpo. Em algumas versões do mito ele havia caido em um vulcão. Em outras versões da história, Hefesto teria ficado manco justamente pela queda, segundo Homéro ele despencou durante dias e, ao cair no oceano, foi criado pelas oceânides Tétis e Eurínome. Ja outras versões mais recentes do conto afirmam que ele teria despencado durante um dia inteiro, caindo na ilha de Lemnos, onde foi treinado para ser um ferreiro pelos nativos que habitavam a ilha. Hefesto, após a queda teria se afastado do olimpo por anos, e nessa versão mais recente ele teria ficado coxo devido a brusca queda.

Zeus, com medo de que a beleza de Afrodite causasse brigas entre os Deuses, fez Hefesto se casar com ela. Embora Afrodite nunca tenha sido feliz em seu casamento, tendo vários casos com mortais e deuses.

AparênciaEditar

Nos livros de Percy Jackson, Hefesto è descrito como um deus aparentemente feio, com o rosto deformado, alto, forte, sempre usando um macacão de mecanico sujo de
HefestoJOhn.jpg
óleo, possuindo uma barba grande, cabelos longos e sebosos, e em sua barba crepita uma pequena chama, característica herdada por Leo Valdez.

Os trabalhos de HefestoEditar

Hefesto tambem é conhecido pelos melhores trabalhos do olimpo, foi ele que produziu o elmo do terror de Hades, as sandalhas aladas de Hermes, o escudo Aegis de Zeus, o cinto encantado de Afrodite, as flechas de Eros, a armadura e arma de Aquiles e a carruagem do sol de Hélios. Seus únicos ajudantes são os ciclopes ctônicos, filhos de Gaia. Ele tambem construia autômatos, maquinas com vida prórpria para seu auxílio, habilidade herdada por todos os seus filhos. Alguns contam que, das forjas de Hefesto teria saido a primeira mulher mortal, Pandora, o presente dos deuses ao homem. Em algumas versões do mito, o fogo que Prometeu entrega aos mortais vem das forjas de Hefesto, que tambem construiu os tronos do olimpo.

Também no Fandom

Wikia aleatória