FANDOM

Eu a avisei, filha. Esse maldito Hades não é bom. Você poderia ter casado com o deus dos médicos ou o deus dos advogados, mas nãoooo. Você tinha que comer aquela romã

- Deméter para sua filha Perséfone -

Deméter é a deusa grega da agricultura, e presidiu a colheita, os grãos, a fertilidade da terra e as estações. A contraparte romana de Demeter é Ceres .

História Editar

Nascimento e Resgate Editar

Filha de Cronos e Reia e a segunda mais velha de seis irmãos, Deméter é uma deusa (é a membra mais bela e poderosa das raças dos imortais), Cronos, temendo que Deméter um dia o superasse, rapidamente passou a ser engolida também, para o horror de Reia. Assim, Deméter passou sua infância sem digerir no estômago de seu pai junto com quatro de seus irmãos: sua irmã mais velha Hestia, sua irmã mais nova Hera, e seus irmãos mais novos, Hades e Poseidon, todos aqueles que foram engolidos logo após seu nascimento. Como resultado, Cronos ficou conhecido como "Rei Canibal". Reia pediu a Cronos para poupar seus filhos, mas sem sucesso. No entanto, Reia logo deu à luz seu último filho, Zeus , que ela secretamente criou em Creta, longe do Monte Ótris .

Depois de crescer, Zeus conseguiu infiltrar-se no Palácio de Cronos no Monte Ótris como o portador real do copo do Titã. Deméter foi finalmente libertada durante a final da competição de beber que Cronos teve com seus irmãos e sobrinhos Titãs. Zeus derramou um emético extremamente poderoso (feito de néctar misturado com mostarda) na taça de Cronos, o que fez com que o Rei Titã vomitasse todo o conteúdo do seu estômago, em ordem inversa da deglutição: primeiro a pedra, depois Poseidon, seguida de Hera, Deméter, Hades, e finalmente Hestia. Como eram deuses imortais, não podiam morrer apesar de estarem presos no estômago de seu pai e, portanto, tinham crescido até a maturidade não digerida.

Zeus rapidamente se apresentou a seus irmãos mais velhos, e todos eles (incluindo Deméter) rapidamente escaparam do Monte Ótris, antes de seus tios e primos Titãs irem atrás deles. Pouco tempo depois, Deméter e os outros deuses aceitaram Zeus como seu líder, e chegaram a um consenso unânime sobre declarar guerra contra seu pai Titã. Deméter era particularmente amarga com Cronos, e jurou que nunca iria perdoar seu pai. No entanto, como os Titãs estavam bem armados e os deuses ainda não tinham armas, Deméter concordou em ajudar Zeus a libertar os Ciclopes Anciões e os tios Hecatônquiros do Tártaro primeiro.

Salvando os Ciclopes e Hecatônquiros Editar

O irmão de Deméter, Hades, era muito habilidoso em navegar sob a terra, e portanto, foi capaz de levá-los todos para o Tártaro (através de uma rede de túneis do submundo ). Lá, aprisionados na zona de segurança máxima, cercados por enormes paredes de bronze, e um fosso de lava, protegidos demônios ferozes, eram os Ciclopes mais velhos e Hecatônquiros. Seu guardião, Campe, era o mais feroz e temível monstro em todo o Tártaro, e até Zeus, Poseidon e Hades inicialmente estremeceram de horror quando viram o monstro infernal pela primeira vez. No entanto, os deuses superaram seu medo e foram capazes de se esgueirar. Zeus conseguiu falar com os ciclope Brontes, e convenceu-o a forjar armas poderosas para ele e seus irmãos, atrás das costas de Campe. Os três Ciclopes Anciões forjaram três armas incrivelmente poderosas: o Raio Mestre (para Zeus), o Tridente (para Poseidon), e o Elmo das Trevas (para Hades). Com estas novas armas, Zeus matou Campe, e Poseidon quebrou as correntes dos Ciclopes Anciões e Hecatônquiros, libertando-os. Depois, Hades guiou com segurança seus irmãos e tios para fora do Tártaro. Em troca, para sua liberação, todos os seis tios de Deméter concordaram em lutar por ela na próxima guerra com os Titãs.

A primeira Titanomaquia Editar

Pouco depois de seu retorno do Tártaro, Deméter e seus irmãos declararam oficialmente guerra a Cronos e aos outros Titãs, o que resultou na terrível Titanomaquia de 11 anos. Os Ciclopes Anciões logo forjaram uma poderosa espada de ouro para Deméter, que ela corajosamente empunhou em batalha contra os Titãs. Os titãs tinham inicialmente a vantagem, já que eram guerreiros bem armados e muito mais experientes. No entanto, como os anos da Guerra passado, os deuses se tornou rapidamente guerreiros qualificados, bem como, a ajuda de suas novas armas extremamente poderosas, e a ajuda dos Ciclopes Anciões e Hecatônquiros , os deuses finalmente prevaleceu.

Enquanto se preparava para a batalha final da Guerra, Deméter e seus irmãos subiram ao Monte Olimpo (a montanha mais alta da Grécia depois do Monte Ótris ). Durante a batalha final, Zeus usou seu Raio Mestre para cortar o topo do Monte Ótris, e arremessar Cronos do seu Trono Negro, derrotando o Rei Titã. Pouco tempo depois, os deuses invadiram as ruínas do Monte Ótris, e finalmente sobrepujaram Atlas, Hyperion, Iapetus, Crios e Coios .

No final da batalha, os Ciclopes Anciões acorrentaram todos os Titãs derrotados, enquanto os Hecatônquiros os forçaram a se ajoelharem diante de Zeus , Poseidon e Hades . Zeus pegou a Foice de seu pai, e cortou Cronos em mil pedaços, antes de jogá-lo no Tártaro, junto com o resto de seus seguidores (exceto para Atlas, que foi forçado a segurar o céu).

Depois da Guerra Editar

Os deuses escolheram o Monte Olimpo como sua residência oficial, e os Ciclopes Anciões construíram magníficos palácios para todos eles. Como resultado, os deuses começaram a se chamar olímpicos. Pouco depois, os irmãos de Deméter ( Zeus , Poseidon e Hades ) dividiram o mundo entre si: Hades recebeu o Submundo , Poseidon tomou os mares, e Zeus reivindicou os céus como seu domínio, tornando-se o Rei do Olimpo, bem como os Olimpianos.

Quanto a própria Deméter, ela se tornou a Deusa da Agricultura, da Colheita e da Fertilidade, e muitas vezes visitava os mortais e ensinava-lhes as habilidades necessárias da agricultura. Ela viajou em uma carruagem dourada puxada por dragões gêmeos, e ela também carregou uma espada dourada reluzente (que ela usou para cortar trigo ou para lutar, se necessário) ao seu lado. Desde que sua irmã mais velha, Hestia, escolheu permanecer uma virgem eterna, ela era a primeira deusa que travou as atenções românticas de Zeus, Poseidon, e Hades, em especial porque era bonita em seu próprio direito, bondosa, e excelente cozinheira.

No entanto, Deméter recusou todas as suas propostas de casamento, pois ela preferiu dedicar-se a seus deveres como a Deusa da Colheita e Fertilidade. Ela também presidiu o principal dos Cultos Mistérios, que prometeu a seus iniciados o caminho para uma vida abençoada após a morte.

Relacionamento com Zeus Editar

No entanto, chegou um momento em que Zeus (que acabara de terminar seu casamento com o Titânide Têmis), estava determinado a cortejar Deméter. Apesar de uma luta de metamorfose entre os dois, Zeus seduziu com sucesso Deméter depois de se transformar em uma serpente. Eles desfrutaram de um relacionamento que resultou na primeira filha de Deméter: uma moça muito bonita chamada Perséfone. Embora o caso terminasse mais tarde, Deméter ainda estava feliz, porque amava muito a filha.

Perséfone cresceu sem querer, sempre ao lado de sua mãe, que compartilhou parte de seu poder sobre a terra com ela, e acabou se tornando a Deusa da Primavera e das Flores. De fato, Deméter amava Perséfone tão carinhosamente que a via como a luz de sua vida, e levou à passar todo seu tempo com ela.

Relacionamento com Poseidon Editar

Poucos anos após o nascimento de Perséfone, Deméter decidiu tirar férias à praia. Enquanto caminhava ao longo da praia, então ela foi notada por seu irmão, Poseidon .

O Deus do Mar apareceu diante dela, vestido com suas melhores vestes verdes, com uma coroa de conchas na cabeça e seu tridente na mão, e tentou cortejá-la. Desprezando seus avanços, Deméter tentou se esconder entre um rebanho próximo de cavalos selvagens, transformando-se em uma égua branca. No entanto, Poseidon não só possuía o poder de mudar a forma, mas também era "O Pai dos Cavalos", e, portanto, tinha perfeito conhecimento e controle divino sobre eles. Ele rapidamente se transformou em um forte garanhão branco, e galopou atrás dela. Ele alcançou o rebanho, e fez os cavalos partir antes dele e cercar Deméter, e ele a seduziu com sucesso.

Pouco tempo depois, Deméter deu à luz gêmeos: Despoina (uma deusa), e Arion (um garanhão imortal). Despoina mais tarde se tornaria uma deusa menor da fertilidade, e cuidava dos templos de Deméter como uma sacerdotisa alta depois de atingir sua maturidade. No entanto, seu irmão gêmeo, Arion, desempenhou um papel muito mais proeminente na mitologia, dado que ele freqüentemente vem em auxílio de heróis semideuses (como Hércules ).

Relacionamento com Iasion Editar

Pouco tempo depois, Deméter se apaixonou por Iasion, um bonito e bem-educado Príncipe mortal de Creta. Iasion tinha um grande respeito pela agricultura, e sempre olhou para os fazendeiros locais de Creta, que tocou o coração de Deméter. Eles desfrutaram de um amor intenso e apaixonado que, infelizmente, terminou em tragédia. Ao ver o amor mútuo compartilhado entre Deméter e Iasion, Zeus foi dominado por ciúmes, e prontamente o matou com um raio.

Uma Deméter devastada procedeu a fechar-se em suas câmaras privadas olímpicas por meses. No momento em que ela tinha escolhido para sair novamente, ela tinha dado à luz Ploutos, um Deus menor de Riqueza Agrícola. Ploutos viajaria muitas vezes por toda a Grécia, e recompensaria os agricultores mais trabalhadores com sacos de dinheiro.

Personalidade Editar

Deméter é um pouco exigente e tem instintos maternos super protetores, mas parece estar distraída, o que vai muito longe em explicar como Perséfone poderia ter sido sequestrada por Hades. Em O oráculo Escondido, Apolo diz que ela é calorosa e amorosa.

Ela também é uma sogra estereotipada, nunca faltando uma oportunidade para castigar e criticar o trabalho de Hades e o casamento com sua filha. Possuindo uma natureza muito carinhosa e uma obsessão por cereais, Deméter insiste em aconselhar a comer uma comida saudável como cada mãe faria (como mostrado quando ela fala com Nico). Enquanto Deméter sempre recompensa todos que mostram sua bondade (como Triptólemo e Metanira), ela é extremamente severa para aqueles que a desrespeitam (como Erisictão o rei de Tessália).

Aparência Editar

DemeterGG

De acordo com os deuses gregos de Percy Jackson , Deméter é mais bonita do que Hestia, embora menos comparado a Hera : ela tinha longos cabelos loiros da cor de trigo maduro e usava um vestido verde brilhante com uma capa escura, que lhe dava a aparência de Brotos fresco de plantas quebrando a terra fértil sempre que ela se movia. Ela também usava uma coroa de folhas de milho tecidas em adornos de papoulas, e tinha um cheiro doce distintivo de uma tempestade sobre um campo de jasmim. Onde quer que ela fosse, Deméter era dito cortar uma figura surpreendentemente guerreira, dado que ela montou uma carruagem dourada puxada por dragões gêmeos, e ao seu lado brilhou uma espada curvada de Ouro Imperial.

Nos heróis gregos de Percy Jackson , Deméter aparece antes de Psique vestindo vestes verdes e castanhas, uma coroa de trigo em sua cabeça, e sua espada de ouro na mão.

Em A Maldição do Titã , Deméter foi descrito como uma mulher de cabelos escuros de vestes verdes.

Em The Last Olympian , Deméter era descrito como uma versão mais antiga e mais severa de sua filha Perséfone, com o mesmo cabelo preto brilhante e olhos castanhos quentes, e seu vestido dourado era a cor de um campo de trigo. O cabelo de Deméter estava tecido com ervas secas, e lembrou a Percy de uma cesta de vime.

Em O Sangue do Olimpo , quando Deméter chega em Atenas para ajudar os Sete Heróis do Olimpo a lutar contra os Gigantes, ela é descrita como vestindo roupões verdes e dourados.

Poderes e Habilidades Editar

Como um Ancião Olímpico, Deméter é uma deusa extremamente poderosa , mais do que sua irmã mais velha, Hestia , mas não tão poderosa quanto sua irmã mais nova, Hera , e seus três irmãos maiores .
  • Devido a ela ter o controle divino sobre a agricultura, ela poderia punir aqueles que a ofendem com fome ou sede. Ela também poderia mudar o clima e o estado da terra, devido a ela ser a Deusa das Estações. O lendário conto de Hades e Perséfone é apenas um dos numerosos casos em que os poderes de Deméter poderia afetar o estado da natureza: quando ela está com a sua filha mais querida, Perséfone, a terra é quente e fértil, mas quando Perséfone está longe com ela Marido, Hades, o mundo é frio, escuro e estéril.
    • Manipulação da altura : Nos deuses gregos de Percy Jackson , quando enfurecida e provocada por Erysichthon, Demeter cresce 100 metros de altura, mais alto do que as árvores maciças em seu bosque sagrado. Percy descreve-a como "Gradizilla" neste estado.
    • Clorocinese : Como a Deusa da Agricultura, Deméter tem autoridade divina e controle absoluto sobre as plantas, e as colheitas. Ela podia conceder ou aumentar a fertilidade da terra, transformando planícies estéril em campos férteis, e incentivar pomares a dar frutos e flores para florescer.
    • Concedendo Poderes : Como demonstrado nos deuses gregos de Percy Jackson , Deméter foi capaz de conceder os dons de divindade e imortalidade a quem ela escolher - se não fosse pela intempestiva interferência de Metaneira, ela teria feito com sucesso Demophoon um deus imortal. Mais tarde, ela fez Triptolemus seu tenente imortal como o Deus da Agricultura.
    • Transfiguração : Deméter é capaz de transfiguração, sendo capaz de transformar várias coisas ao mesmo tempo, como demonstrado na Batalha de Manhattan , onde ela transformou Dracaenae numerosos em cevada.
    • Geocinese (limitado) : Demeter poderia aumentar a fertilidade do solo, bem como a produção das culturas.
    • Controle da Temporada : como a deusa das Estações Demeter poderia controlar as estações do ano, como transformar anualmente primavera no inverno (quando a filha Perséfone é com Hades), e vice-versa (quando a filha retorna).
    • Indução de fome : De acordo com os deuses gregos de Percy Jackson , Demeter amaldiçoou Erysichthon para sofrer e eventualmente morrer uma morte excruciante de fome e sede insaciável. Esta habilidade é provavelmente atribuída a seu status como a Deusa da Colheita, e, portanto, a Senhora dos Alimentos.
    • Espadachim : De acordo com os deuses gregos de Percy Jackson , Demeter sempre usava uma espada de ouro imperial curvada e ameaçadora (forjada para ela pelos Cíclopes mais velhos) em seu cinto. Enquanto ela costuma usá-lo para cortar trigo, foi afirmado que Deméter também foi capaz de manejá-lo habilmente no combate contra aqueles que a irritam.
    • Atmocinese (limitado) : Como uma Deusa das Estações, Demeter poderia controlar o clima até certo ponto, como fazer chuva, neve, ou fazer com que a temperatura mude, como ela desejasse, embora sua capacidade de fazê-lo seja Muito inferior à de seu irmão, Zeus .
    • Metamórfa : Como visto em deuses gregos de Percy Jackson , Demeter é hábil em metamorfose, embora ela raramente utiliza essa habilidade. Ela transformou-se em uma águia (enquanto escapava do palácio de Cronos no Monte Ótris ), um morcego (enquanto se esgueirava para a zona de máxima segurança do Tártaro com seus irmãos), uma cobra (enquanto tentava escapar dos avanços de Zeus), uma égua (Enquanto tentava escapar dos avanços de Poseidon).
    • Controle de animais : Deméter pode invocar e controlar os animais de uma certa extensão, mostrada em Heróis gregos de Percy Jackson , quando enviou inúmeras formigas para ajudar Psique a resolver os grãos espalhados por toda a cozinha de Afrodite.
    • Artes da culinárias : Em deuses gregos de Percy Jackson , Deméter foi dita ser uma cozinheira excelente, sabendo como cozer pães deliciosos e biscoitos.

CuriosidadesEditar

  • Depois que Hestia desceu do Conselho Olímpico, Deméter é o mais antiga olimpiana a ter um trono no Olimpo.
  • É a única mulher Olimpiana a ter o cabelo louro ( Apollo é o único Olimpiano a ter cabelos louros)
  • Fora dela e de suas irmãs (Hestia e Hera), ela é a única a ter filhos semideuses .
  • Ceres, um planeta anão no cinturão de asteróides (localizado entre Marte e Júpiter), é nomeado em homenagem ao aspecto romano de Deméter.
  • Deméter é um dos doze Deuses olímpicos que não faz uma grande aparição em um livro, além de seu papel menor em Último Olimpiano . No entanto, Deméter tem um papel muito maior em deuses gregos de Percy Jackson .
  • Como mostrado nos deuses gregos de Percy Jackson , Deméter (que estava perturbada com sua filha, Perséfone ), foi a única à tocar a comida preparada para os olímpicos por Tântalo. Daí, Deméter, sem saber, comeu o ombro de Pelops. Entretanto, quando Zeus o trouxe de volta à vida, Hefesto foi capaz de fazer um ombro de substituição de marfim para Pelops.
  • Em Último Olimpiano , Deméter continuou a dizer à Perséfone para comer mais cereais, que é nomeado após seu homólogo romano, Ceres .
  • Ela parece ter escolhido seus amantes por razões humorísticas, como ambos os seus filhos conhecidos - Miranda Gardiner e Katie Gardner - ambos têm nomes que soam como jardineiro, pois ela é a deusa da natureza e da agricultura.
  • Devido à sua espada curvada Imperial Gold, Deméter é por vezes referido como "Demeter Crisaor ".
  • 1108 Demeter, um cinturão de asteroide principal de 26 km de diâmetro, é nomeado para ela.
  • Hades, seu próprio irmão, é também seu genro.
  • Algumas histórias dizem que sua arma foi moldada realmente da Foice de Cronos a sua própria escolha de uma arma.
  • seu equivalente nórdico seria Jord.